Vitória / ES - segunda-feira, 22 de setembro de 2014

O que é uma colostomia

  

 

 

 

Definição:

 

É um procedimento cirúrgico onde se faz uma abertura no abdome (estoma) para a drenagem fecal (fezes) provenientes do intestino grosso (cólon). É feito geralmente após a ressecção intestinal. Ela pode ser temporária ou permanente.

 

Descrição:

 

É feita uma incisão no abdome enquanto o paciente está sob anestesia profunda e sem dor (anestesia geral). O tecido sadio do intestino é preso no abdome (colostomia). Em seguida, uma bolsa adesiva para drenagem (dispositivo para o estoma) é posicionada em torno da abertura. A incisão abdominal é fechada.

 

Indicações:

 

Uma colostomia é feita quando a parte inferior do intestino grosso, o reto ou o ânus está impossibilitada de funcionar normalmente ou quando necessita de um período de repouso para as suas funções normais.

 

Como conviver com uma colostomia?

 

Nos dias de hoje, dispomos de vários recursos para melhorar a qualidade de vida dos indivíduos com colostomia.

Existem filtros para a bolsa filtrando o volume e odor dos gazes, procedimentos específicos para indivíduos com colostomia definitiva (irrigação intestinal e uso de oclusor) que requerem treinamento e autorização do médico e ou da enfermeira estomaterapeuta para ser realizada.
Caso você tenha colostomia definitiva, marque uma consulta com a enfermeira estomaterapeuta mais próxima e esclareça suas dúvidas quanto à irrigação e o oclusor.

 

Tipos de equipamentos

 

Existem vários modelos de bolsas e placas para ostomias. Diversas marcas possibilitam uma maior opção de escolha do equipamento "ideal" para o paciente ostomizado.
Os equipamentos são compostos com material hipoalergênico, barreira protetora de pele.

 

 

Curativos:

 

Atualmente dispomos de vários curativos para feridas de difícil cicatrização.
Alguns tipos de feridas apresentam dificuldade em cicatrizar, com o uso destes curativos, a ferida fica em contato com um meio propicio, permitindo que o organismo restabeleça e conseqüentemente "feche" a ferida.

 

Conheça alguns produtos que ajudam a melhorar o convivio com um estoma:

 

Convatec ® : http://www.convatec.com.br

 

 


Solicite ao seu médico um LAUDO sobre o tipo de ostomia e o tempo em que permanecerá com o mesmo.

 

Data de atualização 25/12/2010